Novo Símbolo da Acessibilidade Criado Pela ONU
Você sabia que o símbolo da acessibilidade foi modificado?
Você já parou para pensar sobre quem criou, quando foi criado e qual a finalidade desse símbolo?
Continue lendo e fique sabendo um pouco mais sobre acessibilidade e o novo símbolo criado pela ONU.
O Que é Acessibilidade?
A acessibilidade está relacionada àquilo que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida a condição de independência no exercício de suas atividades e os seus direitos como cidadão.
Além disso, é uma preocupação arquitetônica e urbanística, pois está ligada ao fornecimento de condições a essas pessoas.
Como Surgiu o Primeiro Símbolo da Acessibilidade?
O primeiro símbolo da acessibilidade, representado por uma cadeira de rodas em fundo azul, voltado para o lado direito, foi criado através de um concurso internacional promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conhecido no mundo todo em 1969.
Se preferir, você pode assistir o vídeo do Sr. Tony Vaz, do canal vai cadeirante, logo abaixo:
Na oportunidade, quem venceu o concurso, foi a desenhista dinamarquesa Susanne Koefoed.
O símbolo é utilizado para identificar locais destinados às pessoas com deficiência e pode ser encontrado em vagas de estacionamento, banheiros públicos, transportes adaptados, rampas de acesso, etc.
Por Que a Criação de Um Novo Símbolo?
Tendo em vista a limitação em representar apenas a deficiência física, o novo símbolo foi criado para ser usado em todos os produtos de informação.
Ele tem como finalidade abranger plenamente o conceito de acessibilidade e representar todos os tipos de deficiência.
A acessibilidade não se limita a uma rampa e não é somente a deficiência física que necessita de ambientes disponíveis.
Batizada de ‘A Acessibilidade’ (The Accessibility), a logomarca foi criada pelo Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para aumentar a consciência sobre o universo da pessoa com deficiência.
Depois de criado, o símbolo foi revisado e selecionado pelos Grupos Focais sobre Acessibilidade (Focus Groups on Accessibility).
Esse grupo é composto por organizações da sociedade civil eminentes, incluindo as organizações das pessoas com deficiência.
Além das pessoas com mobilidade reduzida Internacional do Povo, o Disability Alliance International, Rehabilitation International, Leonard Cheshire Internacional e Human Rights Watch, entre outros.
Segundo a ONU, o símbolo é neutro e imparcial e a sua utilização não implica em um endosso da Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas.
O símbolo existe desde 2015, mas ainda é pouco utilizado.
O Que Representa o Novo Símbolo da Acessibilidade?
A figura traz uma pessoa, com os braços abertos e as pernas afastadas, cujas mãos e os pés estão conectados por pontos dentro de um círculo.
- O novo símbolo representa esperança e igualdade de acesso para todos.
De acordo com a ONU, essa figura simboliza a inclusão de pessoas com todas as qualidades/habilidades, em todos os lugares.
O círculo, por sua vez, representa a sociedade em equilíbrio com o ser humano.
Conclusão
Cabe a cada um de nós disseminar, não apenas um novo símbolo, mas a consciência da igualdade entre as pessoas.
Sendo assim, não estacione seu carro numa vaga de cadeirante, se você não for, não bloqueie as rampas de acesso e também não obstrua os caminhos destinados às pessoas com deficiência visual.
Além de respeito, para realmente ser efetivada a inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, é necessário acessibilidade com autonomia e independência.
Para Saber Mais Faça Uma Visita:
Espero que você tenha gostado desse conteúdo… se gostou do que leu e acredita que pode ser útil a outras pessoas, compartilhe com seus amigos e colegas.
Aproveita e segue o perfil do Meu Bloco nas Redes Sociais:
Descubra mais sobre Meu Bloco
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
0 Comentários