Você já pensou na importância da qualificação profissional e se vale a pena investir em si mesmo?

Talvez não seja o seu caso, mas quando se fala em investimento muitas pessoas pensam em economia, ações, bolsa de valores, tesouro direto, etc.

Entretanto, nem todo investimento significa dinheiro, pois há várias formas de investir, como tempo, saúde e conhecimento.

Importância da Qualificação Profissional

Investir em si mesmo com certeza será um de seus melhores investimentos, pois além de proporcionar o seu crescimento profissional, também poderá trazer excelentes retornos financeiros.

Certamente as pessoas que alcançaram o sucesso hoje fizeram algum investimento no passado.

Diferença Entre Formação e Qualificação Profissional

A formação profissional trata-se de um conjunto de atividades desenvolvidas para a aquisição de conhecimentos práticos e teóricos de uma determinada profissão.

Diferentemente da formação, a qualificação profissional é um conjunto de atributos e características que uma pessoa adquire para conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho.

Por meio dessa qualificação o indivíduo aprimora seus conhecimentos e habilidades para executar determinadas atividades em seu ramo de atuação.

Sendo assim, a qualificação profissional refere-se a um complemento da formação profissional, seja de nível médio ou superior, possibilitando a integração de conhecimentos.

Leia Também: 

+ O Programa Jovem Empreendedor é Confiável.

+ O Programa Jovem Empreendedor é Reconhecido Pelo MEC.

+ Curso Auxiliar Administrativo Jovem Empreendedor [Conheça Agora].

Vantagens da Qualificação Profissional

Por meio da qualificação profissional o indivíduo aperfeiçoa suas habilidades e isso é um fator relevante na hora de concorrer a uma colocação no mercado de trabalho, sendo fundamental para quem almeja alcançar o sucesso profissional.

Dentre outras vantagens de investir em si mesmo por meio de uma qualificação é o risco zero, pois o conhecimento nunca é demais e não toma espaço.

Quando você investe em si mesmo é como se estivesse plantando algo bom hoje para colher amanhã. Estará criando um meio de conseguir benefícios futuros para a sua vida.

Como Adquirir Uma Boa Qualificação Profissional

Diversas entidades oferecem cursos de qualificação profissional e grande parte de forma gratuita ou com baixo custo, facilitando assim o acesso de pessoas com poucas condições financeiras.

Podemos aproveitar diversos cursos disponíveis nos mais variados ramos de atuação, tendo em vista a amplitude de suportes oferecidos pelo mundo todo.

Há várias ferramentas que auxiliam neste processo, bastando apenas um computador com acesso à internet ou até mesmo o Smartphone e você já tem nas mãos a possibilidade de aprender qualquer coisa com alto grau de qualidade.

5 Formas de Investir Em Si Mesmo

importancia-da-qualificacao-profissional

Veja abaixo 5 opções de investimento que você pode começar aplicar ainda hoje e se tornar um profissional melhor e mais competitivo e transformar os seus sonhos em realidade:

1 – Planejamento de Metas e Objetivos

O planejamento é uma ferramenta pela qual pode-se observar e avaliar um caminho, e com certeza se for aplicado antes de qualquer atividade proporcionara melhores resultados.

Dentro do planejamento é necessário que você determine prazos para o alcance de suas metas e objetivos pessoais ou profissionais.

Ao planejar um investimento você deve traçar metas e objetivos, pois é necessário saber onde você quer chegar, evitando assim perda de tempo com atividades impróprias.

2 – Seminários

Há muitos seminários que são apresentados de forma gratuita, basta você inscrever-se e participar, além do conhecimento poderá encontrar e conhecer pessoas diferentes com objetivos semelhantes.

3 – Novas Habilidades

Assim como outras partes do corpo, o nosso cérebro também precisa ser exercitado constantemente, pois é como se fosse um músculo e se ficar parado pode atrofiar.

Existem várias formas de adquirir novas habilidades, contudo não precisamos nos limitar apenas ao conhecimento de um curso superior.

Atualmente podemos contar com inúmeras opções, como cursos técnicos ou profissionalizantes.

Esses cursos, além de possuírem menos tempo para conclusão, também estão sendo bem aceitos pelo mercado de trabalho.

Além disso você pode encontrar muita coisa boa pela internet como cursos, livros e muito mais.

4 – Lazer

O lazer é um momento para descontrair, sair da rotina e esquecer os problemas, mesmo que por um instante.

Investir em lazer é muito importante e deve ser levado a sério, pois alivia o estresse, diminui a ansiedade e uni a família.

Há várias atividades que você pode fazer sozinho ou acompanhado como caminhar, correr, pedalar, ler livros, praticar esportes e muitas outras atividades.

5 – Saúde

Quando falamos em saúde devemos pensar em saúde física, mental, alimentação saudável e atividades físicas regulares.

Estar bem de saúde é fundamental, pois não adianta ter as outras coisas se não tiver uma boa saúde para aproveitá-las.

Conclusão

Como você pode ver a importância da qualificação profissional é um assunto que precisa ser levado em consideração.

Para concluir, vale ressaltar que a primeira pessoa a investir em você, é você mesmo, pois ninguém fará isso.

Pense a longo prazo, pois investir em você é uma das melhores opções e o que você plantar agora com certeza colherá no futuro.

Sendo assim, faça uma qualificação profissional e invista em si mesmo.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo… se gostou do que leu e acredita que pode ser útil a outras pessoas, compartilhe com seus amigos e colegas.

Aproveita e segue o perfil do Meu Bloco nas Redes Sociais…


Descubra mais sobre Meu Bloco

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


0 Comentários

Participe dos Comentários