Provavelmente, escolher dentre os diversos Tipos de TCC é mais uma grande dúvida que faz parte da vida dos futuros profissionais na hora de começar a elaboração do Trabalho de Conclusão.

Um bom exemplo de dúvida é quanto a monografia, tendo em vista que muitas pessoas acabam pensando que TCC e monografia são a mesma coisa.

No entanto, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) representa um gênero, ao passo que monografia é uma modalidade, ou seja, está inserida dentre os vários tipos de TCC.

De modo geral, os trabalhos devem seguir as normas de apresentação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, como requisito importante de avaliação do trabalho.

Quatro Tipos de TCC Que Você Poderá Fazer

Principais Tipos de TCC
Principais Tipos de TCC

O formato ou tipo de TCC pode variar de acordo com o vontade do estudante ou conforme a área escolhida para graduação.

Entretanto, veja quatro tipos de TCC que podem ser elaborados:

1 –  Monografia

2 – Artigo Científico  

3 – Dissertação

4 – Tese

#01 – Monografia

Provavelmente, a monografia representa o tipo de trabalho acadêmico mais conhecido, tendo em vista ser apresentada no final de graduação e pós-graduação.

A monografia nasce de um profundo levantamento bibliográfico, sobre um determinado assunto ou problema, e não precisa ser uma pesquisa exclusiva.

Normalmente, uma monografia é desenvolvida por uma pessoa, entretanto, pode ser feita em dupla ou até mesmo em grupo e tem como objetivo colocar o aluno em contato com a área de pesquisa acadêmica.

#02 – Artigo Científico

A produção de um artigo científico segue o mesmo caminho da monografia.

Primeiramente, será necessário um trabalho de pesquisa científica que posteriormente irá resultar no artigo, ou seja, uma dissertação.

No entanto, uma das principais diferenças entre a monografia e o artigo cientifico é que este último possui uma extensão relativamente curta em relação àquela.

A estrutura de um artigo científico é composta da seguinte forma:

  • Resumo,
  • Introdução,
  • Fundamentação Teórica,
  • Desenvolvimento,
  • Análise, e
  • Considerações Finais.

Em suma, os artigos podem ser apresentados em congressos ou publicados em revistas científicas.

#03 – Dissertação de Mestrado

A dissertação é o trabalho elaborado para conclusão de cursos de mestrado.

Trata-se de um modelo de trabalho que não precisa ser absolutamente exclusivo, ou seja, ele pode seguir o mesmo ponto de vista de outros trabalhos.

Além disso, o mestrado é considerado um estágio inicial da formação de um pesquisador.

Geralmente, a dissertação é mais extensa que a monografia e mais resumida do que uma tese.

#04 – Tese de Doutorado

A tese de doutorado é um trabalho desenvolvido para o título de doutor.

Trata-se de um trabalho que deve ser exclusivo, ou seja, algo que ninguém tenha feito antes.

Se o mestrado é uma etapa inicial, o doutorado representa a etapa de aprofundamento do pesquisador tornando-o especialista num determinado tema.

Em suma, a tese é mais complexa que a dissertação, tendo em vista a amplitude do seu desenvolvimento, juntamente com a presença da exclusividade.

O título de doutor somente será entregue se a banca examinadora aprovar a tese.

Tipos de TCC e a Sua Importância Para o Formando

Independentemente do tipo de TCC, o trabalho certamente vai colaborar com a formação acadêmica do aluno e pode trazer inúmeros benefícios na sua vida profissional.

Por meio do TCC o aluno poderá colocar em prática tudo aquilo que foi estudado em sala de aula durante todos os anos de sua graduação.

Nesse momento deve-se aproveitar para conhecer cada vez melhor as técnicas de trabalho que serão usadas na execução da sua função escolhida como carreira.

Além disso, como você pode perceber, o aluno faz uma grande pesquisa científica objetivando encontrar soluções para determinados assuntos ou problemas e isso também poderá causar impacto positivo na sociedade.

(Dica Extra) Para Facilitar a Sua Vida

Como você pode ver existem vários tipos de TCC que podem ser feitos durante toda a sua trajetória acadêmica.

Um grande erro que muitos estudantes cometem é deixar para começar o trabalho na reta final da sua formação.

Além de toda a pesquisa que precisa ser feita também é preciso pensar em outras coisas, como as Normas da ABNT e apresentação do trabalho.

No entanto, uma boa dica é começar a sua preparação o quanto antes para evitar dores de cabeça na elaboração do trabalho.

Agora, se você quiser uma ferramenta completa por meio da qual poderá terminar o seu TCC em tempo recorde, então precisa conhecer o Monografis Orientador TCC.

O Monografis é uma ferramenta 100% online que funciona como assistente de escrita e auxilia na criação de qualquer tipo de TCC.

Se Ainda Tem Dúvidas Tenho Algo Que Pode Ser Útil Para Você: 

Monografis Orientador TCC [Guia Completo].

08 Perguntas Sobre o Monografis Que Você Precisa Saber.

07 Motivos Para Você Usar Esta Ferramenta.

Por meio dessa ferramenta, o aluno será orientado durante toda a escrita de forma embasada e argumentativa.

Os parágrafos serão separados em blocos, para dar uma melhor noção da forma correta da sequência de ideias.

Sendo assim, você só precisa seguir a sequência lógica apresentada pela ferramenta.

No final do processo o trabalho poderá ser exportado para um documento Word totalmente formatado de acordo com as Normas da ABNT.

Além de auxiliar no desenvolvimento do seu trabalho, essa ferramenta vai aumentar a sua velocidade de uma forma que você nunca viu.

Clique Aqui Acessar a Página Oficial do Monografis.

Conclusão

Entre os inúmeros tipos de TCC hoje mencionamos apenas alguns, entretanto isso pode variar de acordo com o seu curso e a sua universidade.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo… se gostou do que leu e acredita que pode ser útil a outras pessoas, compartilhe com seus colegas e amigos.

Aproveita e segue o perfil do Meu Bloco nas Redes Sociais:


Descubra mais sobre Meu Bloco

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


0 Comentários

Participe dos Comentários