Infelizmente, muitas pessoas não sabem que educação e meio ambiente estão diretamente ligados.

O meio ambiente é um assunto extremamente importante e ganhou uma semana dedicada para disseminação desse tema.

Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

No Brasil, esta semana de conscientização foi criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981.

O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU.

A iniciativa objetiva incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972.

A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

O Que é Educação Ambiental

educação-e-meio-ambiente

Em poucas palavras, a Educação Ambiental é um processo de educação, responsável pela formação de indivíduos preocupados com a conservação e preservação do meio ambiente.

O conceito de educação ambiental começou a ser definido a partir da Conferência de Belgrado, em 1975, quando foi criada a icônica “Carta de Belgrado”.

Este documento é tido como um importante marco histórico na luta em defesa do meio ambiente.

Na Carta de Belgrado constam todos os princípios norteadores e reguladores de como os educadores deverão abordar os assuntos relacionados ao meio ambiente nas mais diversas disciplinas.

Existem várias definições, no entanto, veja algumas definições legais quanto ao conceito de Educação Ambiental.

Política Nacional de Educação AmbientalLei nº 9.795/99:

Art. 1º – Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

Art. 2º – A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.”

Art. 7 º – A Política Nacional de Educação Ambiental envolve em sua esfera de ação, além dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente – Sisnama, instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino, os órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e organizações não-governamentais com atuação em educação ambiental.”

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental – Resolução nº 2:

Art. 2º – A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”

Objetivo da Educação Ambiental

A educação ambiental é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Ela busca a formação de pessoas conscientes, fortalecendo práticas cidadãs.

É o motor que desperta nos indivíduos a preocupação e cuidado com a prática de atividades que possam causar impacto ambiental, como:

  • A poluição do ar e dos rios.
  • Degradação do solo.
  • Pesca predatória.
  • Desmatamento.
  • Produção de energia com o uso de combustíveis poluentes.
  • Destino do lixo…

A educação ambiental é uma ação que atualmente já está presente em todas as nações, que buscam o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.

Importância do Meio Ambiente

O Meio Ambiente é tão importante que possui um capítulo dedicado ao tema na Constituição Federal:

Art. 225 – Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Sendo assim podemos observar que a própria lei exige que se dê atenção ao Meio Ambiente.

Educação e Meio Ambiente nas Escolas

A lei ainda exige que se promova a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

Política Nacional de Educação AmbientalLei nº 9.795/99:

“Art. 10 – A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.”

No ambiente escolar, ela possui grande importância visto que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável.

Com o crescimento e aprofundamento desses temas na atualidade, diversos cursos de graduação e pós-graduação foram criados nessa área de conhecimento.

Preservação Ambiental

A preservação ambiental depende de todos os seres humanos, sendo assim, é importante que todos sejam conscientizados sobre o assunto em qualquer nível.

Esta é uma ação que pode ser aplicada a qualquer momento por qualquer um de nós.

A preservação é um ato que pode se iniciar em qualquer lugar, bastando para isso pequenos e simples gestos que podem ser realizados a partir de casa como a separação de resíduos, economia de água e luz e a conscientização de nossos filhos.

Leia Também: 

+ Lesão Por Esforço Repetitivo (O Que Você Precisa Saber).

+ Os Perigos da Automedicação.

Conclusão

O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.

Sendo assim, veja algumas atividades que podem ser desenvolvidas durante esta semana:

  • Palestras nas escolas e organizações para conscientização sobre o consumo sustentável.
  • Workshops abertos ao público sobre reciclagem doméstica.
  • Apresentação de projetos de eco-sustentabilidade.
  • Coleta de lixo nas praias e parques.
  • Plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos.
  • Limpeza de hortas e jardins.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo…

Se gostou do que leu e acredita que pode ser útil a outras pessoas, compartilhe com seus amigos e colegas.

Aproveita e segue o perfil do Meu Bloco nas Redes Sociais:


0 Comentários

Participe dos Comentários

Descubra mais sobre Meu Bloco

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading